sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Quem sou? Aonde vou? Com quem?

Washington Olivetto, publicitário brasileiro, reconhecido como um dos melhores do mundo, é autor de uma frase brilhante sobre o tema Marketing Pessoal:

Cada pessoa nasce para uma coisa na vida, mas poucas têm a sorte de descobrir qual é essa "coisa", e por isso são poucas as que são felizes e bem sucedidas em seu trabalho.

Poucos são os indivíduos que têm a oportunidade de descobrir qual é a sua real vocação profissional. Existe um volume grande de pessoas que acredita fielmente que a sua realização profissional depende apenas da "sorte" e do acaso. Consideram-se vítimas do destino ou de forças ocultas.

Nas palestras que faço sobre este padrão de pensamento, procuro enfatizar que quase tudo na vida pode ser planejado, com exceção do amor e da morte. O resto pode ser equacionado de tal forma que haja flexibilidade para mudanças, quando assim forem necessárias. Amyr Klink em um dos seus livros, enfatiza o seguinte pensamento: "A pior derrota é não partir".

Lembrando as palavras que são atribuídas ao pensador grego Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo", tirada da máxima gravada no frontão do templo de Apolo, em Delfos, onde a pitonisa decreta que o filósofo era o mais sábio dos homens; nós, os humanos, somente conseguiremos avançar em nossos projetos de vida, sejam eles interpessoais, sejam eles profissionais, a partir do momento em que vencermos a três desafios:

O primeiro desafio é descobrir quem sou.
O encontro definitivo comigo mesmo.
O trabalho de aprender a não depender.

O segundo desafio é decidir aonde vou.
A busca de plenitude e de sentido.
Encontrar o propósito fundamental de nossa vida.

O terceiro é escolher com quem.
O encontro com o outro e a coragem de deixar para trás quem não está.
O processo de se abrir para o amor e encontrar os verdadeiros companheiros de jornada.

Fontes: Textos adaptados dos livros:

1 - Personal Branding - Arthur Bender;

2 - Quando me conheci - Jorge Bucay.

3 - Sócrates, Jesus e Buda - Frédéric Lenoir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário